Aprender e Reaprender


A vida é um constante aprendizado. E não só porque sempre há algo novo para aprendermos. Também somos desafiados a reaprender conteúdos esquecidos: amar, se cuidar, orar, perdoar, se respeitar, estudar, sorrir, chorar quando necessário, empreender, dentre muitas outras coisas. Pense aí. Mas não pense que reaprender trata-se de reviver um passado. Reaprender é rever e aplicar dinâmicas já experimentadas a novas realidades, de forma amadurecida, aprimorada. Nunca somos os mesmos - mas podemos ser melhores se não desistirmos de aprender.

Em 2019 eu aprendi a me respeitar mais, a dar tempo para o meu coração, a cuidar melhor da minha saúde. Reaprendi a me aceitar com minhas qualidades e meus defeitos, a não esperar demais dos outros, a enxergar com otimismo mudanças. E, nessa virada de ano, tenho o desejo de crescer mais: em minha comunhão com Deus, em sabedoria diante de dificuldades, no lidar com os diferentes, na disciplina para a realização de projetos. Sou imperfeito, mas não sou conformado. Embora inconformado, me sinto amado por Deus, por mim e por verdadeiros irmãos - e sei que há processos até que chegue aonde almejo. O importante é prosseguir.

Somos o que fomos, o que escolhemos hoje e o que desejamos ser. Somos o que a Palavra de Deus diz que somos. Somos o já e o ainda não. O bonito e o feio, o melhor e o pior, o sorriso e a lágrima. E em meio a tudo isso vejo a beleza de um Deus gracioso, que escreve certo em linhas retas, tortas, pontilhadas, o que for. Se confiamos nossa vida aos Seus cuidados, sabemos que em 2020 continuaremos sendo cuidados, ensinados, amados. E isso basta. 

Comentários